Implante Dentário é um dispositivo (parafuso metálico) confeccionado de titânio, inserido cirurgicamente no osso da maxila ou da mandíbula, abaixo da gengiva, para substituir a raiz de um dente perdido. Após a fixação do implante no osso, o cirurgião-dentista instalará uma coroa dentária (prótese dentária), que recuperará a mastigação e a estética do paciente.
Há várias opções de tratamentos para restauração ou substituição dentárias com implantes. A escolha varia de acordo com a situação clínica de cada paciente.
É possível, por exemplo, substituir um único dente perdido. Entretanto, é muito comum encontrar pacientes que perderam mais de um dente, muitas vezes a arcada dentária inteira. Nesse caso, é possível reabilitar de molar a molar, com apenas 4 a 5 implantes na mandíbula e 6 implantes na maxila.

Osseointegração

Não existe rejeição. Isso porque o implante é confeccionado de titânio, um metal forte, leve, que apresenta boa resistência à corrosão e alta compatibilidade com o organismo. Sendo assim, nosso corpo não considera o implante dentário como um corpo estranho e ocorre o processo de osseointegração, no qual o titânio se une ao osso como se fizesse parte dele. Por serem integrados ao osso, os implantes dentários oferecem um suporte estável para os dentes (coroas) artificiais.

Benefícios do Implante Dentário

Todos os benefícios do implante dentário resultam em uma
melhoria na qualidade de vida dos pacientes, proporcionando:

  • Prevenção de problemas futuros;
  • Melhora na estética e recuperação do sorriso;
  • Melhora na fala;
  • Melhora da mastigação, deglutição e digestão;
  • Melhora no paladar;
  • Mais autoestima e confiança.