Várias são as patologias que ocorrem no complexo maxilomandibular. As principais são os cistos e tumores. Infelizmente, estas lesões são, na maioria das vezes, assintomáticas, ou seja, não causam nenhum desconforto ao paciente. Sendo assim, consultas regulares aos cirurgiões-dentistas são fundamentais para um diagnóstico precoce destas alterações.
Aumento de volume, deformidades, mudanças de coloração, alteração de sensibilidade são alguns sinais indicativos de alterações e um cirurgião-dentista deve ser imediatamente consultado. Nódulos, manchas e úlceras (feridas) nas mucosas também podem indicar alterações patológicas.
O auto exame é sempre importante para o diagnóstico precoce. Quando descobertas no início, a maioria das lesões permite um tratamento ambulatorial, sob anestesia local. Muitas lesões necessitam de biópsias prévias ao tratamento para que se tenha um diagnóstico de qual lesão estamos tratando e, assim, podermos realizar um plano de tratamento adequado para cada tipo de patologia. Algumas lesões, quando não descobertas em fase inicial, podem atingir grandes proporções e indicar a necessidade de cirurgias hospitalares, bem mais agressivas e com possíveis sequelas para os pacientes, como por exemplo a perda de um ou mais dentes.
Consulte regularmente seu cirurgião-dentista e durante o autoexame, se perceber qualquer alteração conforme descrito acima, vá imediatamente ao seu profissional de confiança.